Dia mundial da alergia

8 de julho é o dia mundial da alergia, data importante para lembrar sobre a necessidade o tratamento de alergias, visto que em certos casos as alergias podem levar à morte. Embora as alergias não sejam um fator de risco para contrair o COVID-19, algumas delas podem se tornar um fator complicador para uma pessoa que contraia a doença.  Por isso, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), alerta que é importante não abandonar o tratamento prescrito pelo especialista.

A alergia é toda reação exagerada da defesa do organismo contra agentes que, a princípio, não deveriam fazer mal ao organismo, como, por exemplo, os ácaros (organismos visíveis apenas microscopicamente) presentes na poeira. Os tipos mais frequentes de alergia são as respiratórias, rinite alérgica e asma alérgica. Alergias de contato, de alimentos e urticárias também são comuns e precisam de atenção.

 

  • Prevenções e tratamentos

Algumas atitudes e cuidados podem contribuir para que o indivíduo não desenvolva alergias, ou, pelo menos, não tenha crises alérgicas recorrentes. O tratamento das alergias em geral são realizados com remédios como anti-histamínicos e corticoides, prescritos por médicos, para tratamento de crises agudas, bem como prevenção de novas crises.

É preciso ser rígido com a limpeza dos ambientes. Trocar os lençóis pelo menos uma vez na semana, usar capas anti-ácaros nos colchões e travesseiros, lavar cortinas e tapetes pelo menos a cada dois meses e, usar o aspirador de pó são alguns métodos eficazes. Realizar um controle ambiental adequado é uma das principais formas de evitar crises alérgicas.

Uma dica importante para as mães evitarem o desenvolvimento de alergias em bebês é a amamentação. As mamães devem amamentar seus filhos exclusivamente até os seis meses de vida, pois o leite materno passa para o bebê imunoglobulinas, dentre outras proteínas e vitaminas que vão atuar fortalecendo o sistema imune da criança, podendo evitar que elas tenham algum tipo de alergia.

 

Caso você apresente algum sintoma de alergia, não hesite em consultar um médico alergista. Na Vacina Center, a Dra. Catherine Martins está disponível para te ajudar no melhor tratamento para sua alergia. Entre em contato conosco através do número:

🔸 Campina Grande – Centro Médico San Pietro – ☎ (83) 3322-2660