Clínicas privadas negociam compra de 5 milhões de vacinas indianas contra a Covid-19

A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) informou neste domingo (3) que negocia com o laboratório indiano Bharat Biotech a compra de cinco milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19.

O imunizante, chamado de Covaxin, teve o seu uso emergencial na Índia aprovado neste domingo pelas autoridades daquele país e ainda depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado no Brasil.

A vacina está na fase três de testes na Índia, etapa em que a eficácia é verificada. Os primeiros estudos clínicos mostraram que o imunizante não gera efeitos colaterais graves e produz anticorpos para a Covid-19. De acordo com a agência Reuters, o país aprovou o uso emergencial da vacina em meio a criticas sobre a falta de informações sobre a eficácia do imunizante.

Segundo o presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, a expectativa é a de que o resultado da terceira fase dos testes saia ainda neste mês de janeiro. Se isso se confirmar, o laboratório deve entrar em fevereiro com pedido de registro definitivo na Anvisa.

Em um cenário otimista, de acordo com ele, a vacina deve estar disponível nas clínicas particulares do Brasil na segunda quinzena de março.

TIRE SUAS DÚVIDAS COM RELAÇÃO A VACINA COVAXIN

  • QUAL A TECNOLOGIA UTILIZADA NESSA VACINA?

A Covaxin tem sua base científica de desenvolvimento realizado através de vírus inativado, uma das formas mais seguras e tradicionais de obtenção de vacinas

  • QUAL A EFICÁCIA DESSA VACINA? 

Nos estudos de fase 1 e 2 que envolveram aproximadamente mil pessoas, a eficácia de Covaxin ficou entre 71,8 e 84,5 %. Entretanto, este resultado reflete uma população controlada e dados parciais de mais de um estudo, sendo necessário aguardar as preliminares da fase 3 para que qualquer índice de segurança e eficácia sejam registrados formalmente.

  • O LABORATÓRIO É CONFIÁVEL? 

Sim. A Bharat Biotech International Limited é uma companhia fundada há mais de 20 anos com um sólido histórico na área de vacinas e medicamentos biológicos, tendo como seus principais incentivadores a Fundação Bill e Melinda Gates, Universidade de Oxford, Universidade de Winsconsin, entre outros renomados parceiros que fundamentam a sua confiabilidade. Além disso, são responsáveis pela produção e distribuição de mais de 4 bilhões de vacinas em mais de 118 países.

  • A ANVISA JÁ APROVOU A VACINA? JÁ TEM APROVAÇÃO EM ALGUM OUTRO PAÍS? 

Sim. Já foi iniciado o processo de submissão contínua junto à ANVISA, bem como solicitado o certificado de boas práticas de fabricação para a indústria e os estudos estão sendo enviados conforme os dados são publicados. A Covaxin já obteve aprovação emergencial na Índia.

  • QUANDO ESTARÁ DISPONÍVEL PARA AS CLÍNICAS? 

A expectativa é de que as vacinas comecem a ser disponibilizadas para as clínicas privadas entre março e abril de 2021, com entregas graduais ao longo do ano.