Os alérgicos e as vacinas contra a Covid-19

Com a chegada da vacina da Covid-19 muitas dúvidas surgiram com relação aos alérgicos, o que é normal.  As reações alérgicas agudas após a vacinação podem ser causadas pelo antígeno da vacina, proteína não humana residual ou outros componentes da formulação. Por isso, segue abaixo alguns esclarecimentos importantes para alérgicos à vacina da Covid-19. ⚠⤵

  •  Caso você tenha alergia a alimentos, ácaros, animais ou venenos de insetos, você pode receber a vacina da Covid-19.
  •  Caso você já tenha tido alguma reação alérgica grave para outra vacina ou medicação injetável, você deve consultar seu médico alergista, que te orientará como proceder com relação a vacina da Covid-19.
  •  Caso você tenha tido alguma reação alérgica grave a algum componente da vacina, você não poderá receber essa vacina em específico. Consulte se há alguma alternativa sem o componente.
  •  As vacinas que estão sendo utilizadas no Brasil (Coronavac e AstraZeneca) não contém ovo, leite ou qualquer outra proteína alimentar.
  •  Alergias de contato podem causar reações no local da aplicação da vacina, e não contraindicam vacinas em geral.
  •  IMPORTANTE – Reações alérgicas graves com vacinas são raras e imprevisíveis. Os componentes mais comuns envolvidos em alergias são: ovo, gelatina e látex, e elas não estão presentes nas vacinas da Covid-19 Coronavac e AstraZeneca.
  •  Crianças e adolescentes abaixo de 18 anos não serão vacinados neste primeiro momento.

Nos vacinando, eu e você protegemos não só a nós, mas àqueles que, por algum motivo, não poderão se vacinar nesse primeiro momento. 0 Lembrando que mesmo após a vacinação o uso da máscara e o distanciamento social ainda será necessário. Proteja-se!