A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. A vacina é a primeira a obter o registro sanitário definitivo no Brasil, apesar de ainda não estar disponível no país. Ainda não se sabe quando a vacina chegará no Brasil e se ela estará disponível para a Rede Privada. Para este primeiro momento, a comercialização da Pfizer e o foco da empresa ainda será a negociação com os governos, não tendo previsão de comercialização.
A vacina da Pfizer foi uma das quatro testadas no Brasil. No início do ano, a farmacêutica disse ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada. Segundo a Anvisa, o registro indica que o imunizante teve a sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina demonstrou eficácia de 95,8% contra a infecção por coronavírus entre os vacinados. Além disso, a vacina é 99,2% eficaz contra as formas graves da doença e 98,9% eficaz na prevenção da morte.
O imunizante, desenvolvido pelo laboratório americano Pfizer e seu parceiro alemão BioNTech, usa tecnologia baseada em RNA mensageiro e foi a primeira vacina aprovada contra a covid-19 no Ocidente, no final de 2020.