Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, a prioridade é o tratamento da doença e durante esse período o paciente pode ter dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer. Tomar ou não uma vacina é uma delas. A imunização de pessoas com câncer é fundamental para o tratamento, pois a vacinação visa o bom estado clínico do paciente.
Mas é importante ficar atento, pois existem vacinas que os pacientes oncológicos devem evitar, como as chamadas vacinas atenuadas (contra sarampo, rubéola, varicela, febre amarela, herpes zoster, poliomielite, rotavírus e BCG). Já as vacinas feitas de micorganismos mortos, toxinas de microrganismos ou proteínas (hepatite A, hepatite B, HPV, alguns subtipos de influenza, pneumonia) podem ser tomadas desde que o paciente não esteja fazendo quimioterapia. Antes da vacinação é importante o paciente consultar seu médico. Porém, manter a vacinação em dia, tanto do paciente, quanto de quem convive com ele, é fundamental.
- ATENÇÃO: As vacinas indicadas para os pacientes com câncer, são as de vírus e bactérias inativadas e não há nenhum risco de desenvolvimento da doença após a vacinação, são elas: ⤵
- 💉 Influenza (Gripe)
- 💉 Pneumocócicas (13 e 23)
- 💉 Meningocócicas (ACWY e B)
- 💉 Hepatites (A e B)
- 💉 Tríplice Bacteriana (difteria, tétano e coqueluche acelular)
- 💉 HPV (bivalente ou quadrivalente)
- 💉 Haemophilus Influenzae
Lembre-se que o melhor momento para realizar as imunizações é antes do início do tratamento do câncer.
Prevenção é um ato de amor. Vacine-se!