A prematuridade é a principal causa de óbito em crianças menores de cinco anos. Por isso, novembro marca o mês da prematuridade, e durante este mês falamos sobre diversos assuntos relacionados ao tema, para que você fique cada vez mais informado sobre os bebês prematuros e os cuidados que se deve ter com eles.
-
Você sabia que existe um calendário específico para o prematuro?
O nascimento de um bebê prematuro é sempre motivo de muita preocupação para toda a família, especialmente para os pais. Por diversos motivos, essas crianças são mais vulneráveis a algumas infecções. Assim, a prevenção ganha ainda mais importância nesse grupo de crianças. Isso ocorre porque a maior parte das defesas (anticorpos) transferidas da mãe para a criança, durante a gestação, ocorre no último trimestre da gravidez e, por isso, prematuros, nascem em geral sem essa proteção.
Por isso os prematurinhos têm um calendário específico para eles.
CLIQUE AQUI para conferir o calendário vacinal do prematuro.
-
Quando um bebê é considerado prematuro?
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, crianças que nascem com idade gestacional menor que 37 semanas são consideradas prematuras.
No entanto, existem vários graus de prematuridade, como:⠀
💜Prematuros extremos: bebês que nascem antes das 28 semanas de gestação;⠀
💜Prematuros moderados: bebês que nascem entre 29 e 33 semanas de gestação;⠀
💜Prematuros tardios: nascem entre as 34 e as 36 semanas de gestação.
É importante lembrar que é a idade gestacional, e não o peso da criança, que serão os principais fatores para incluí-las nessas categorias.
-
CURIOSIDADE SOBRE O NOVEMVRO ROXO
A cor roxa usada durante todo o mês representa sensibilidade, individualidade e particularidades dos bebês prematuros. Além disso, a cor roxa também significa transformação.