O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
Quais os sintomas da H3N2?
febre alta no início do contágio,
inflamação na garganta,
calafrios, perda de apetite,
irritação nos olhos,
vômito,
dores articulares,
tosse,
mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.
Pelo fato de a influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos. A propagação do vírus pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19.
O período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.
Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.
A vacina para o vírus H3N2 ainda não está disponível, mas tem previsão de chegada até abril de 2022.
Mas a vacinação contra as demais mutações precisa ser contida, e com isto, a vacina contra a gripe precisa ser realizada.
Proteja você e sua família e viva uma vida mais leve e saudável!