Recebemos em nossa clínica, a nova vacina para a prevenção da doença herpes-zóster e suas complicações.
O imunizante SHINGRIX, da indústria farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), é uma vacina liofilizada, inativada, recombinante adjuvantada, que promove uma resposta imune mais rápida e robusta, alcançando uma eficácia de 97% contra a doença, 91,2% contra complicações como a neuralgia pós-herpética e alta eficácia para outras complicações da doença.
Esta vacina representa um grande avanço na imunização dos pacientes imunossuprimidos, estando especialmente recomendada para:
• Adultos acima de 50 anos;
• Pessoas acima de 18 anos com risco elevado de adquirir herpes-zóster, seja imunodeficiência primária ou secundária (portadores de HIV, diabetes, neoplasias, transplantes, em uso de terapias imunossupressoras etc.).
A SHINGRIX é uma vacina segura e pouco reatogênica; seus eventos adversos, quando observados, são leves e transitórios. O esquema de vacinação primária consiste em duas doses de 0,5 ml cada: uma dose inicial, seguida de uma segunda dose 2 meses depois.
O herpes-zóster é uma doença prevalente em pessoas que tem comprometimento de sua imunidade, seja por imunossenescência ou imunodeficiência. A doença é causada pela reativação do vírus varicela-zóster, latente no organismo após infecção prévia, sendo caracterizada por uma erupção cutânea localizada e geralmente dolorosa. A principal complicação é a neuralgia pós-herpética, dor que pode se estender por um período prolongado depois da resolução do rash cutâneo. A depender da intensidade dos sintomas, o quadro pode ter grande impacto na qualidade de vida e levar à incapacidade física, perda de autonomia e/ou depressão.
Clique aqui para acessar a nota técnica da SBIm sobre a vacina SHINGRIX.
Entre em contato com a Vacina Center, imunize-se!