Dia da Vacina BCG – A importância da vacinação infantil contra a tuberculose

1° de Julho é O DIA DA VACINA BCG, e fazem 101 anos de sua descoberta (1921), pelos franceses Albert Calmette e Jean-Marie Camille Guérin, dando origem ao nome “BCG” (Bacilo de Calmette-Guérin). Esse dia alusivo ao BCG tem o objetivo de incentivar a vacinação, alertar sobre a importância do imunizante e os avanços proporcionados para o combate às formas graves da tuberculose, que é uma doença endêmica em nosso país. Esta vacina está especialmente recomendada ao nascimento, de preferência ainda na maternidade, para todos os recém-nascidos acima de 2 kg e para todos os contactantes domiciliares de pessoas com hanseníase. Ela é dose única, aplicação intradérmica, no deltóide do braço direito. Não existe mais a recomendação de revacinar crianças que após 6 meses de idade , não possuem a cicatriz vacinal. Aquelas crianças que não receberam a BCG ao nascimento, pode ser aplicada até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Até 2015 era uma das vacinas com a mais alta cobertura vacinal , porém, o Brasil caminha na direção oposta, pois há 6 anos observamos baixas coberturas da BCG em nosso país, em 2022, até o momento, alcançamos apenas 41,3%. Com a interdição sanitária da ANVISA no laboratório produtor do nosso país, Fundação Ataulpho de Paiva, no ano de 2016, ocorreu desde então o desabastecimento da vacina no Brasil. Recentemente o Ministério da Saúde publicou um ofício para os estados sobre o uso operacional da vacina BCG, em razão da dificuldade na aquisição deste imunobiológico e com disponibilidade limitada no estoque nacional. Contamos com a compreensão das autoridades responsáveis para que esses problemas sejam resolvidos o mais rápido possível, e todas as crianças brasileiras saiam das maternidades vacinadas contra a tuberculose. Só assim teremos o controle efetivo da doença em nosso país.

Salientamos que, apesar disto, nossas unidades possuem doses para atender a população. Entre em contato com a Vacina Center, imunize-se!