Conheça a Vacina HPV e seus benefícios

O HPV (papilomavírus humano) é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Estima-se que 50% da população sexualmente ativa já tenha sido infectada por algum tipo de HPV.

Para estar exposto aos vírus, não precisa necessariamente haver relação sexual, pois ele pode ser transmitido por contato sexual, que envolve sexo oral.

Embora o preservativo ofereça proteção contra a maioria das IST, como a aids, é possível que a transmissão ocorra mesmo com seu uso, uma vez que o parceiro pode ter verrugas na parte externa dos genitais e na área com pelos, regiões que não são cobertas pela camisinha e, acabar transmitindo o vírus. Esse fato, porém, não exclui o uso do preservativo, pois sem ele a exposição ao HPV e a outras IST é maior.

Além do uso do preservativo e do exame de Papanicolaou, uma das formas mais eficazes para se proteger da doença é a vacina.

A Vacina HPV Quadrivalente protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, dentro dos mais de 150 existentes. Os 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% do câncer de colo do útero e outros tipos de câncer, como o de pênis, reto, ânus, vagina, vulva e orofaringe. Os tipos 6 e 11 são responsáveis por 90% das verrugas genitais.

A vacina é considerada inativada e é constituída de partículas subunitárias não replicantes. Pessoas que já foram infectadas devem ser vacinadas para evitar a reinfecção ou reativação do vírus.

Recentemente foi ampliada a recomendação da vacina para todas as crianças a partir de 9 anos e abaixo de 15 anos, com duas doses e intervalo de 6 meses entre elas. Acima de 15 anos em imunocompetentes, a vacina só está disponível na Rede Privada, com esquema primário de 3 doses e um intervalo de 1 a 2 meses entre a primeira e a segunda e de 6 meses entre a primeira e a terceira dose. O Ministério da Saúde também estendeu a vacina para homens de 45 anos com imunossupressão.

A SBIm recomenda que homens que fazem sexo com homens também possam receber a vacina até aos 45 anos.

A vacina é segura e o Ministério da Saúde preconiza uma cobertura vacinal de 80% para os grupos elegíveis. A Clínica Privada está no aguardo do licenciamento da HPV Nonavalente no Brasil.

Entre em contato conosco e vamos fazer juntos a atualização da sua caderneta de vacinação e o seu filho o quanto antes. Confira a sua caderneta de vacinação!