O mês de Março marca um período de atenção especial à saúde da mulher!
A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino que excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Nem sempre é fácil identificar a doença e em alguns casos o desenvolvimento da doença é lento e não manifesta nenhum sinal durante a fase inicial. Por esse e outros motivos é tão importante prevenir a condição.
Já no estágio mais avançado, alguns sintomas podem surgir. É importante prestar atenção ao surgimento dos seguintes sinais:
• Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários;
• Sangramento vaginal;
• Sangramento após relação sexual;
• Secreções vaginais anormais;
• Menstruação irregular;
• Fadiga;
• Perda de peso sem motivo aparente;
• Náuseas.
Esse tipo de câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) e a principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV!
Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.
Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
A vacina é segura e o Ministério da Saúde preconiza uma cobertura vacinal de 80% para os grupos elegíveis. A Clínica Privada já tem disponível a Vacina do HPV Nonavalente, que previne infecções persistentes causadas por 9 tipos do papilomavírus humano (HPV): 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.
Entre em contato conosco e vamos fazer juntos a atualização da sua vacinação e do seu filho o quanto antes. Confira a sua caderneta de vacinação!