Finalmente um respiro para gente e para todo mundo que mora em um país tropical? A dengue assola nosso país há tempos, muito por conta do nosso clima quente e chuvoso, ideal para a proliferação tanto do vírus quanto do seu hospedeiro, o famoso aedes aegypti.
A vacina contra a dengue, a Dengvaxia, desenvolvida pela Sanofi-Pasteur é limitada às clínicas particulares e só pode ser aplicada em quem já teve dengue pelo menos uma vez. Isso por que, é desenvolvida à base de anticorpos e extremamente eficaz para evitar a reinfecção, mas causa algo chamado de ADE – antibody-dependant enhancement (amplificação por anticorpos).
Isso quer dizer que, quem ainda não tem os anticorpos da doença e é vacinado pode ter uma dengue mais forte se picada pelo aedes aegypti. Foi por isso que, em 2019, a Anvisa passou a incluir essa informação na bula e não recomendou que a vacina fosse distribuída em larga escala para a população, por meio do SUS.
Mas esse já é um ponto comum da dengue. Normalmente, quem já teve uma vez e é infectado de novo tem sintomas mais fortes e até tipos mais agressivos da doença, como a hemorrágica.
No Brasil, O Instituto Butantã anunciou, em novembro de 2021 que está em uma fase avançada de testes clínicos para sua nova vacina contra a dengue. Os estudos clínicos têm previsão de terminar em 2024. Então, é possível que nesse mesmo ano a vacina já esteja disponível para o Brasil inteiro.
A vacina vai ser tetravalente, protegendo contra os quatro tipos de dengue, e usa a tecnologia do vírus atenuado. Isso quer dizer que utiliza o vírus vivo, mas com mutações, para estimular a produção de anticorpos sem causar a doença.
A expectativa é que a vacina contra a dengue do Butantã seja disponibilizada de graça pelo SUS e também componha os cronogramas vacinais da rede privada. A única contraindicação é não poder ser aplicada em pessoas com AIDS, como a maioria das vacinas com vírus atenuado.
A vacina contra a dengue da Sanofi, a Dengvaxia, tem 66% de eficácia no geral. Ou seja, a análise engloba tanto pessoas que já tiveram contato com a dengue quanto pessoas que nunca tiveram a doença.
No entanto, existe a recomendação de não vacinar quem nunca teve dengue para entender melhor a eficácia, por isso precisamos considerar somente as pessoas que já tiveram a doença. Nesse caso, segundo informações da ANVISA, a Dengvaxia tem eficácia de 76% para pessoas que já tiveram dengue e se vacinaram, reduzindo os casos graves em 84% e as internações em 79%.
Além disso, quem toma a vacina contra a dengue fica protegido por até 5 anos. Após esse período, é necessária uma nova dose.
A vacina contra a dengue tem quantas doses?
A vacina Dengvaxia, da Sanofi, precisa de três doses para ter sua eficácia total.
Elas devem ser aplicadas com intervalo de seis meses. Só que desde a primeira você já vai estar protegido contra o vírus.
Mas isso não significa que é impossível você pegar dengue. A vacina te protege contra o desenvolvimento da doença, mas ainda é possível pegar. A grande vantagem de estar vacinado é que você tem muito menos chances de contrair as formas graves.
Qual é a faixa etária para tomar a vacina contra a dengue?
A Dengvaxia deve ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos. Pessoas fora dessa faixa etária acabam sendo mais suscetíveis aos casos mais graves da doença. Se alguém mais jovem ou mais velho que isso toma a vacina e nunca teve a doença antes, o quadro pode evoluir com muito mais rapidez caso ela se contamine.
Crianças entre 2 e 5 anos, por exemplo, têm 3 a 5 vezes mais chances de ter dengue grave caso se vacinem sem nunca terem tido dengue antes.
Portanto, a vacinação é eficaz para a prevenção de uma segunda infecção, diminuindo o risco do desenvolvimento de casos graves e hospitalizações.
Quem se vacina contra dengue não pega dengue nunca mais?
Isso é um mito. Assim como a maioria das vacinas, a da dengue tem como objetivo prevenir e diminuir os casos graves de internações e mortes causadas pela doença.
É importante lembrar que a vacina é só mais um componente de combate à dengue. Por isso, as medidas de proteção e prevenção para acabar com o mosquito Aedes aegypti precisam continuar.
Uma delas, a Dengvaxia, está disponível no mercado e aqui na Vacina Center. Venha se imunizar! 💛