Os benefícios do aleitamento materno são enormes tanto para o bebê quanto para mãe. Desde 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno como forma de trazer mais conforto e diminuir a dor dos bebês durante a vacinação e outros procedimentos invasivos.
O que significa mamanalgesia?
É o uso da amamentação como forma de minimizar a dor e o desconforto de bebês em procedimentos que podem ser dolorosos, como a vacinação e coleta de sangue.
A Mamanalgesia é uma ação comprovadamente analgésica. Nesse sentido, além de aumentar a segurança da mãe e diminuir a sua ansiedade, os estudos científicos demonstraram diversos mecanismos analgésicos da amamentação de recém-nascidos, por exemplo:
– A saciedade reduz a angústia do bebê
– O contato pele-a-pele diminui a percepção de dor nos recém-nascidos
– A endorfina, substância química presente no leite materno, ajuda a suprimir a dor
– O cheiro e o gosto do leite materno acalmam e confortam os bebês
– O ato de sugar fornece uma satisfação neural com sensação de prazer e relaxamento
Como funciona?
A amamentação é uma estratégia natural, o bebê deve ser posicionado no colo da mãe de forma que fique confortável para mãe e bebê e que permita que a o responsável pela vacinação use a técnica de aplicação adequada.
Para um efeito melhor, pode iniciar alguns minutos antes da aplicação, assim o bebê já fica mais calmo.
É claro que, mesmo mamando, o bebê sente a aplicação e pode chorar. Fique tranquila e leve-o de volta ao peito que ele deve se acalmar em poucos segundos.
A mesma estratégia é válida e igualmente usada até mesmo para o teste do pezinho, aplicar brinquinhos, etc.