No período das férias preocupar-se com as vacinas parece não ser prioridade, no entanto, a imunização realiza a proteção contra as doenças de caráter infecciosos e que podem provocar sérios problemas de saúde.
A imunização garante tranquilidade para aproveitar melhor os momentos em família. Afinal, com o surto de algumas doenças como o Sarampo e a Coqueluche em todo o mundo, a prevenção faz-se essencial.
Para os países que não possuem condições adequadas para a realização de diagnósticos e tratamentos de doenças, a imunização configura uma opção eficiente para garantir a saúde da população.
O Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.
Ao todo, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas, cuja proteção inicia nos recém-nascidos, podendo estender-se por toda a vida.
Conheça as 9 principais vacinas recomendadas para as férias
As vacinas agem como ações preventivas de doenças que podem levar à óbito, e por isso, são indispensáveis para o planejamento de uma viagem segura. As 9 principais vacinas recomendadas são:
1. Vacina tríplice viral
A vacina tríplice viral protege contra 3 doenças causadas por vírus (Sarampo, Caxumba e Rubéola).
2. Vacina tetra viral
A vacina tetra viral protege contra 4 doenças causadas por vírus (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Catapora).
3. Vacina Tríplice Bacteriana
A vacina tríplice bacteriana protege contra Difteria, Tétano e Coqueluche.
4. Vacinas contra Meningite
Meningocócica C: previne de doenças causadas pela bactéria Meningococo do tipo C, incluindo a Meningite e a Meningococcemia.
Meningocócica B: protege contra Meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria Meningococo do tipo B, como as doenças meningocócicas.
Vacina Meningocócica Conjugada Quadrivalente (ACWY): protege contra Meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria Meningococo dos tipos A, C, W e Y, como doenças meningocócicas.
5. Vacina Combinada Hepatite A e B
A vacina combinada Hepatite A e B protege contra infecções do fígado causadas pelo vírus da Hepatite A e Hepatite B, como as doenças hepáticas.
Para as pessoas que planejam viajar para Ásia, África e as regiões Nordeste e Norte do Brasil, é indicada a vacina contra Hepatite A e B.
6. Vacina contra a Febre Amarela
A vacina contra a Febre Amarela protege contra o arbovírus amarílico, da família Flaviviridae, a mesma do vírus da dengue.
Para algumas viagens ao exterior, é requerido o cartão de vacina internacional atualizado e uma das aplicações exigidas é a vacinação contra a Febre Amarela.
7. Vacina contra a Gripe
A vacina contra a Gripe previne contra infecções causadas pelo vírus Influenza, que causa a Gripe.
8. Vacinas Pneumocócicas Conjugadas
Existem disponíveis três tipos de Vacinas Pneumocócicas Conjugadas, são elas:
Vacina Pneumocócica Conjugada 10-valente (VPC10): previne cerca de 70% das doenças graves em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos, como: Pneumonia, Meningite e Otite.
Vacina Pneumocócica Conjugada 13-valente (VPC13): previne cerca de 90% das doenças graves em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos, como: Pneumonia, Meningite, Otite.
Vacina Pneumocócica Polissacarídica 23-valente (VPP23): protege contra infecções pneumocócicas causadas pelos tipos mais comuns do vírus Pneumococcos.
9. Vacina contra Dengue
A vacina contra a Dengue protege contra infecções causadas pelos quatro sorotipos de dengue (DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4).
A eficácia na prevenção da doença é de 65,5%, na prevenção de dengue grave e hemorrágica é de 93% e de internação é de mais de 80%.
Antes de viajar, procure uma clínica de vacinação. Depois de tomadas as doses, é necessário fazer a versão internacional do cartão de vacinas, caso você planeje fazer uma viagem internacional. O serviço é prestado em postos da Anvisa, aeroportos e em Centros de Orientação do Viajante. 🤗
💉 Reserve sua vacina pelo WhatsApp: (83) 98730-2660 ou ligue (83) 3322-2660, e também aqui, pelo nosso site!