Conheça o Beyfortus, nova proteção contra o VSR para bebês

Beyfortus (Nirsevimabe) é um medicamento injetável que protege bebês e recém-nascidos contra o vírus sincicial respiratório (VSR).

Como funciona?

O Beyfortus é um anticorpo monoclonal que neutraliza o VSR, evitando casos graves da doença.

Ao contrário das vacinas, que estimulam o sistema imunológico a criar uma resposta duradoura, o Beyfortus age diretamente contra o VSR.

O Beyfortus é eficaz em um momento da vida em que o sistema imunológico da criança ainda é imaturo e mais suscetível a infecções respiratórias.

Quem pode tomar?

O Beyfortus é indicado para recém-nascidos e bebês com menos de dois anos de idade. Deve ser administrado um mês antes ou durante o primeiro período de maior circulação do VSR (sazonalidade) após o nascimento do bebê, com possibilidade de alterações de acordo com a realidade epidemiológica local/regional.

Na segunda sazonalidade, é recomendado para crianças que fazem parte dos grupos de risco: crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade e necessidade de suporte médico, imunocomprometimento grave, fibrose cística e cardiopatias congênitas não corrigidas e com repercussão hemodinâmica.

Sazonalidade do VSR, de acordo com o Ministério da Saúde:

Região Norte: fevereiro a junho;

Demais regiões: março a julho.

Não há contraindicações, exceto reações alérgicas a doses anteriores do produto.

Como é administrado? 

O Beyfortus é administrado por injeção no vasto lateral da coxa.

Pode ser administrado em bebês hospitalizados e no mesmo momento em que as vacinas de rotina do calendário.

– Dose única de 50mg para crianças com peso inferior a 5kg ou de 100mg para aquelas a partir de 5kg, um mês antes ou durante a primeira sazonalidade do VSR após o nascimento;

– Para crianças que fazem parte dos grupos de risco, é recomendada na segunda sazonalidade do VSR uma nova dose de nirsevimabe, de 200 mg, administrada como duas injeções de 100 mg/mL;

Superdosagem 

Em caso de superdosagem, o paciente deve ser monitorado quanto à ocorrência de reações adversas e receber tratamento sintomático conforme apropriado.

Para não deixar seu bebê sem proteção contra o VSR, faça seu pré-cadastro em nosso site: vacinacenter.com.br. 💛