Previna-se contra a Varicela (Catapora)

A Varicela, conhecida popularmente como Catapora, é uma das infecções mais comuns da infância. Em crianças saudáveis, até 12 anos, as taxas de complicações são muito pequenas. Por ser causada por vírus, a Catapora é de fácil contágio e propagação, no entanto, aqueles que já tiveram contato com a doença ficam imunes para toda a vida. Em adultos, adolescentes e pessoas com imunossupressão, a varicela pode ser mais séria.

A Catapora é causada pelo vírus varicela-zóster,  da mesma família do herpes-vírus, responsável pela doença conhecida como cobreiro em adultos. O principal sintoma da doença é o aparecimento de bolhas vermelhas em todo o corpo, causando coceira e irritação na pele.

A transmissão da Catapora é feita a partir de contato com o líquido da bolha, por meio de tosse ou espirro. A transmissão também pode acontecer ainda que o portador do vírus não manifeste a doença.

A principal maneira de prevenir a Catapora é através da vacinação. A imunização contra a Varicela é feita a partir dos 12 meses de idade e em adultos. A contra-indicação é para imunodeprimidos, gestantes, crianças com menos de 9 meses, pessoas com alergias graves a componentes da vacina ou na dose prévia (anafilaxia).

Esquema de doses:

Crianças de 12 meses até 2 anos: 2 doses, a primeira a partir dos 12 meses de idade e a segunda aos 2 anos de idade, respeitando-se intervalo mínimo de 3 meses. A aplicação a partir de 9 meses deve ser feita sob orientação médica.

Crianças maiores de 2 anos e menores de 13 anos: 2 doses, segunda 3 meses após a primeira.

Crianças maiores de 13 anos e adultos: 2 doses com intervalo de 1 a 2 meses entre elas.

Eventos Adversos: Podem ocorrer 7 a 15 dias após a aplicação: quadro brando de lesões na pele semelhantes à varicela.

Via de aplicação: Subcutânea ou intramuscular.

Obs: Apenas a vacina do laboratório GSK está licenciada para aplicação em crianças a partir dos nove meses de idade.