Após vários casos de morte por sarampo na região Norte do Brasil, totalizando 12 até o momento, o país poderá perder o certificado de eliminação da doença, concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em 2016. O assunto acendeu um alerta vermelho na população.
Para tratar do tema, a nossa médica pediatra, que também é presidente do Comitê de Imunização da Sociedade Paraibana de Pediatria, Dra Socorro Martins, concedeu entrevista à TV Itararé, na quarta-feira (16), em Campina Grande. Na ocasião, foi abordada a importância da imunização, sobretudo em pessoas que pretendem se deslocar para regiões consideradas de risco de surtos da doença.
De acordo com Dra Socorro, é importante ficar atento aos sintomas do sarampo por se tratar de uma doença contagiosa. “O sarampo é uma doença viral, uma das mais contagiosas que temos, e não acomete apenas crianças, adultos também estão vulneráveis. Dela pode ocasionar complicações, podendo, em alguns casos, levar ao óbito”, afirmou a médica, acrescentando que essas complicações atingem, com maior facilidade, crianças abaixo de um ano, idosos, e pessoas com baixa imunidade.
Dra Socorro lembrou, ainda, que a imunização é o método mais eficaz de se prevenir de doenças e falou da importância da vacinação, mesmo fora do período de campanhas. “Para conseguirmos controlar uma doença, nós precisamos de uma cobertura vacinal em torno de, pelo menos, 95%. E a população precisa se conscientizar que, para ter esse controle, não pode se apegar a campanhas. É importante manter o calendário vacinal em dias”, destacou.
Sintomas do Sarampo
-Febre
-Tosse persistente
-Conjuntivite
-Coriza
-Fotofobia
Do 2° ao 4° dia desse período, os sintomas iniciais se agravam, e ainda surgem outros sinais de sarampo:
-Manchas vermelhas (que não coçam e podem aparecer atrás das orelhas)
-Prostração
As manchas avermelhadas geralmente progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.
Após a fase inicial, há sintomas de remissão:
-Diminuição da febre
-Manchas ficam escurecidas
-Descamação fina, lembrando farinha.
Diagnóstico do Sarampo
O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, confirmado pelo próprio médico. Porém, o sarampo pode ser diagnosticado com exames laboratoriais específicos como IgM para Sarampo ou PCR (reação da cadeia de polimerase) para identificar o vírus.
Aqui, na Vacina Center, você pode garantir a sua imunização através de agendamento, feito através do nosso site, ou se dirigindo até uma de nossas Unidades, em Campina Grande ou João Pessoa.
Confira a entrevista completa no vídeo abaixo: