A rinite alérgica é uma das formas mais comuns de alergia respiratória. Ela é caracterizada por sintomas como coriza ou congestão nasal, espirros, tosse, coceira no nariz, garganta e olhos, problemas de sono e dificuldades de concentração. Cerca de 40% das crianças sofrem de rinite alérgica. Pacientes com história de eczema alérgico ou asma são especialmente propensos a essa forma de rinite.
Causas da reação alérgica
Alérgeno é qualquer partícula que tenha capacidade de desencadear uma reação alérgica, que nada mais é do que uma reação do sistema imune a agentes estranhos. Os alérgenos podem entrar em contato com nosso corpo por:
- inalação, como pólen, fumaça, produtos químicos, poeira etc.
- ingestão, como comidas, remédios e suplementos.
- contato com a pele, como substâncias químicas, perfumes, cremes, látex, plantas etc.
- inoculação na pele, como picadas de insetos.
Sintomas da rinite alérgica
Logo após o contato com os alérgenos é possível notar sintomas como:
-Congestão nasal: o muco costuma ser límpido;
-Espirros: é comum que o paciente espirre várias vezes num curto espaço de tempo;
-Coceira: o incomodo pode atingir tanto o nariz, quanto os olhos e a garganta;
Sinais como dor de cabeça, fadiga e falta de ar costumam aparecer algumas horas depois do contato, mas todos acabam por afetar tanto a disposição quanto o sono das pessoas.
Rinite tem cura?
Quando diagnosticada com o quadro de rinite alérgica, a pessoa deve evitar ao máximo o contato com os agentes agressores: poeira domiciliar, poluição, fumaça (inclusive de cigarro), cheiro de produtos químicos e microrganismos (ácaros, bactérias, fungos em geral), dentre outros. Teoricamente, nenhum medicamento cura a rinite alérgica, mas ela deve ser controlada, pois pode levar a outras doenças, também respiratórias, como sinusite e asma. Um dos tratamentos que ajudam a dessensibilizar o paciente aos alérgenos são as vacinas.
Uma recomendação simples, mas muito eficiente é não descuidar principalmente da higiene nasal. Lave sempre o nariz com solução de água e sal (soro fisiológico) e em casos excepcionais apenas com água potável, de preferência mineral.