Secretaria de saúde do Estado da Paraíba emite alerta contra sarampo

A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba emitiu um alerta sobre o sarampo. Apesar de ter sido confirmado apenas um caso no estado da doença, é importante ficar alerta, pois já foram diagnosticados mais de 1300 casos em todo o Brasil. Diante do quadro, o Ministério da Saúde liberou, a partir desta quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país.

Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos.

Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, também orienta aos estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas. Neste caso, recomenda-se que sejam realizadas de forma seletiva, ou seja, não há necessidade de revacinação das pessoas que já foram vacinadas anteriormente e que tem comprovação vacinal.

O Ministério da Saúde tem atuado ativamente junto aos estados e municípios no enfretamento do surto de sarampo, sendo realizado recomendações para interrupção da circulação do vírus no país.

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. A tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba, e está disponível na Vacina Center. Abaixo você confere a tabela informativa que fizemos sobre quem precisa tomar a vacina e as doses necessárias. 

Não deixe de visitar uma das Unidades da Vacina Center para imunizar você e todo a sua família. Afinal, a prevenção continua sendo o melhor remédio.

Fonte: Ministério da Saúde