Cartilha da SBP orienta sobre vacinação de crianças contra febre amarela

A Sociedade Brasileira de Pediatria iniciou uma ofensiva para tirar todas das dúvidas sobre a vacina da febre amarela: um novo manual para orientar médicos, pais e pacientes sobre quem deve ser vacinado e quem não deve. Desde que a doença reapareceu, já foram confirmados mais de 500 casos e 162 mortes, trazendo de voltam também a preocupação e a necessidade de informação, principalmente em relação à imunização de crianças.

O manual indica que as crianças só devem ser vacinadas a partir de nove meses de vida. Antes disso, os anticorpos repassados pela mãe na amamentação podem provocar reações à vacina.A orientação geral para todas as idades é de duas únicas doses ao longo da vida com um intervalo de dez anos. Mas as crianças com mais de nove meses que ainda não tomaram a vacina podem – geralmente até os cinco anos de idade – receber as duas doses em um período de apenas um mês. E isso já garante a imunização para a vida toda.As mães que estão amamentando também não podem ser vacinadas.

Assim como para os adultos, para as crianças também existem alguns casos específicos em que a vacina não deve ser aplicada, como em alérgicos a ovo, que tenham ou estejam com baixa imunidade ou que estejamem tratamento de doenças graves, como o câncer.

Acesse a cartilha clicando aqui.

Fonte: Bom Dia Brasil