O Novembro Roxo é o mês internacional de sensibilização à prematuridade. O objetivo desta campanha é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, equivalente a seis ocorrências a cada dez minutos.
A prematuridade pode ocasionar implicações ao recém-nascido, entre elas, problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares ou diabetes e possibilidade de ter problemas de aprendizagem ou comportamentais.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) algumas recomendações melhoram os índices de sobrevivência e a saúde de bebês nascidos precocemente, antes de completar 37 semanas de gravidez, bebês que possuem menos de 2,5 kg ao nascer.
Em novas diretrizes, a OMS afirma que o contato pele a pele com a mãe ou um cuidador, chamado de mãe canguru, deve começar imediatamente após o nascimento, sem separação ou período em incubadora. Esse método resulta em benefícios significativos para a saúde das mães e dos bebês prematuros que permanecem próximos.
Ressaltados também o acompanhamento da gestação e pré-natal por profissionais especializados, como obstetra e pediatras.
• Vacina Center, carinho que protege! 💛