O Ministério da Saúde divulgou que a campanha de vacinação contra a gripe será antecipada. A medida foi tomada para que os profissionais da saúde descartem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus (mesmo que a vacina não tenha eficácia contra a doença), além de ser uma estratégia para diminuir a quantidade de casos de gripe no inverno. O início da campanha está previsto para começar no dia 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril.
Sobre o coronavírus, o Brasil já conta com um caso confirmado da doença na cidade de São Paulo. Os principais sintomas que causam suspeita sobre a doença são: febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.
Então fiquem atentos e não deixem de tomar os cuidados durante o dia a dia que ajuda na prevenção do coronavírus, que são: lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações se estiver doente, manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoas.