Manter a vacinação em dia é a ferramenta mais eficaz para o controle de doenças imunopreveníveis como varíola, sarampo e poliomielite, defende a presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, Isabella Ballalai.
“Se há uma coisa da qual o brasileiro pode se orgulhar é do nosso programa de imunização e do calendário de vacinação. Temos as doses mais importantes – 15 no total. E temos bons resultados com as vacinas que aplicamos. Entre as crianças, a cobertura chega a 100%, explicou.
Isabella destacou que as vacinas que devem ser aplicadas ao longo do primeiro e do segundo anos de vida têm, em geral, boa adesão entre os brasileiros. De acordo com a especialista, a maioria das crianças nessa faixa etária completa o esquema vacinal. As falhas começam a aparecer entre os 4 e os 5 anos de vida, quando são aplicadas as doses de reforço das vacinas anteriores: “Nessa faixa etária, a adesão gira em torno de 50%. São crianças que não vão mais tanto ao pediatra, ou que só vão quando estão doentes. O acompanhamento cai um pouco”, disse Isabella, ressaltando a necessidade dos pais estarem atentos às datas para que a vacinação seja feita por completo para total eficiência.
Dra. Socorro Martins participa da XVIII Jornada Nacional de Imunizações
No último dia 28, foi realizada em Belo Horizonte a 18ª Jornada Nacional de Imunizações, maior evento do gênero no país. Com o tema Imunização e saúde global – uma nova era de desafios e enfrentamentos, o encontro reuniu as principais referências no setor para discutir assuntos que vão desde o ressurgimento de doenças já controladas no Brasil ao desenvolvimento de novas vacinas.
Durante os quatro dias de conferências, simpósios e mesas-redondas, Dra. Socorro debateu com outros profissionais da área da saúde e vacinação, temas como notificação e atendimento a casos de eventos adversos; como evitar novos episódios de desabastecimento; imunização do viajante; e estratégias de comunicação para combater os boatos que prejudicam a adesão às vacinas, trazendo para seus pacientes ainda mais novidades da área.