A meningite é uma doença causada por vírus ou bactéria, na maior parte dos casos, (sendo a última a forma mais grave), que consiste na inflamação das meninges, membranas que envolvem/revestem o cérebro e a medula espinhal, afetando, portanto, toda a região. Dor de cabeça, rigidez no pescoço, vômito e paralisia são alguns sintomas comuns.
Alguns agentes são responsáveis por causar a meningite, entretanto, os vírus são os mais comuns e, em geral, com menos gravidade, e contra esse tipo não há vacina para prevenir. No entanto, os principais tipos de meningite bacteriana podem ser prevenidos pela vacinação que é, especialmente, recomendada para crianças e adolescentes.
Meningite bacteriana
Normalmente, as bactérias que causam a meningite bacteriana passam de uma pessoa para outra por gotículas, vias respiratórias e secreções do nariz e da garganta. Porém, outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos. É essencial saber que alguns indivíduos podem carregar essas bactérias dentro ou sobre os seus corpos sem estarem doentes, estes são conhecidos como “portadores”. A maioria deles não adoece, mas ainda assim propaga as bactérias para outros indivíduos.
Meningite Viral
Dependendo do vírus causador da doença, as meningites virais podem ser transmitidas de diversas formas. No caso do Enterovírus, por exemplo, a contaminação é fecal-oral, e os vírus podem ser passados através do tocar ou aperto de mãos com uma pessoa infectada, portanto, manter a higienização das mãos é muito importante; assim como tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e levar as mãos aos olhos, nariz ou boca em seguida, antes de lavar as mãos. Ou então, beber água ou comer alimentos crus que tenham o vírus. Já os Arbovírus são transmitidos por meio de picada de mosquitos contaminados.
Meningite fúngica (causada por fungos)
Normalmente, os fungos são adquiridos por meio da inalação de pequenos pedaços de fungos, conhecidos como esporos, que penetram nos pulmões podendo chegar até as meninges (as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). Portanto, esse tipo não é transmitido de pessoa para pessoa. Alguns fungos encontram-se em solos ou ambientes contaminados com excrementos de pássaros ou morcegos.
Quais os sintomas da meningite?
Dor de cabeça e na nuca;
Rigidez no pescoço;
Febre;
Náusea;
Vômito;
Fotofobia (sensibilidade à luz);
Confusão mental;
Manchas vermelhas ou roxas pelo corpo;
Paralisia;
Surdez.
A vacinação é a principal forma de evitar a doença, portanto, conheça as vacinas disponíveis para você e sua família:
Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;
Vacina pneumocócica conjugada 10-valente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite;
BCG: protege contra as formas graves da tuberculose, incluindo a meningite tuberculosa;
Vacina meningocócica ACWY;
Vacina pneumocócica conjugada 13-valente;
Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B;
Vacina meningocócica B;
Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente.
Uma prevenção que devemos adotar diariamente, não só em função das meningites como também de outras doenças, são cuidados com a higiene.
Lavar as mãos com frequência é fundamental, acima de tudo, manter este hábito antes das refeições. Mas, não se esqueça, a vacinação é a prevenção mais segura e eficaz.
Visite a Vacina Center e mantenha sua imunização em dia! 💛