MENINGITE MENINGOCÓCICA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Quando falamos em meningite, trata-se de uma infecção na qual as meninges (tecidos ao redor do cérebro e da medula espinhal) ficam inflamadas. Ela é geralmente causada por infecção bacteriana, viral ou fúngica, no entanto, outras causas como lesões, câncer e certos medicamentos também podem ser o agente causador.

A meningite meningocócica possui 13 sorogrupos diferentes, sendo 5, os que mais causam a doença: A, B, C W e o Y. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a incidência desta infecção é mais elevada entre crianças menores de um ano, com um segundo pico, em alguns adolescentes e adultos jovens.

QUAIS AS FORMAS DE TRANSMISSÃO?

O meningococo, bactéria que causa a meningite meningocócica, pode ser transmitido de uma pessoa para outra por meio do contato direto com secreções respiratórias ou da garganta (saliva ou cuspe). Isso geralmente ocorre durante contato próximo (tosse ou beijo) ou contato prolongado (convivência).

QUAIS OS SINTOMAS?

Seus sintomas iniciais geralmente são:

– Febre

– Irritabilidade

– Dor de cabeça

– Perda de apetite

– Náusea e vômito

Mas onde começa o perigo? Logo na sequência destes sintomas, o indivíduo apresentar pequenas manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz.

Nos casos dos recém-nascidos, pois eles podem não ter, ou pode ser difícil perceber os sintomas clássicos listados acima. Em vez disso, eles podem ficar lentos ou inativos, ou irritados, apresentar vômitos e se alimentarem mal.

QUAIS AS FORMAS DE PREVENIR?

Vacina Meningocócica B

Trata-se de uma vacina inativada que protege contra o tipo B da bactéria meningococo. Ela é recomendada para crianças a partir dos 3 meses de idade, podendo ser aplicada em adolescentes, adultos com até 50 anos (dependendo do risco epidemiológico), viajantes com destino a países onde há o risco aumentado da doença e em pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.

Vacina Meningocócica C Conjugada

Trata-se de uma vacina inativada, disponível apenas na rede pública, que protege contra o meningococo tipo C. As recomendações em relação à faixa etária são as mesmas estabelecidas para o tipo B.

O Programa Nacional de Imunização disponibiliza três doses da vacina na infância: aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses. Porém é preciso deixar claro que as sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam que, além dessas doses, seja feito um reforço entre os 5 e 6 anos.

Para adolescentes não vacinados na infância são recomendados duas doses com intervalo de cinco anos. Já para adultos, somente em situações que justifiquem, em dose única .

Vacina Meningocócica Conjugada Quadrivalente – ACWY

Também refere-se a uma vacina inativada, porém, que protege contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

É recomendada a partir dos 3 meses de idade, jovens, adultos e idosos com risco aumentado. Em relação às doses, lembramos que os reforços devem ocorrer entre 12 e 15 meses, entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade. Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos. Já para adultos, dose única.

A vacina ACWY foi incorporada ao calendário Nacional de Vacinação do SUS para crianças de 11 e 12 anos. Para crianças de 3 meses a 5 anos, a vacina oferecida pelo SUS continua sendo a Meningocócica C.

A Vacina Center oferece essa proteção para você! 💛 Agende sua vacinação.