Setembro é o mês de Conscientização e Combate do Câncer Infantojuvenil. A data tem o objetivo de conscientizar e informar sobre a doença, e reforçar a importância do acompanhamento periódico de um médico pediatra e o diagnóstico precoce da doença. O Setembro Dourado tem como propósito diminuir a taxa de mortalidade de crianças e adolescentes no Brasil, ao ressaltar o papel fundamental do diagnóstico precoce da doença e o tratamento antecipado, que são fatores essenciais para o tratamento e cura da doença.
Os tumores na criança e adolescente não são formados por fatores externos. Na fase infantojuvenil, as células sofrem uma mutação genética e se multiplicam de forma rápida, o que pode ocorrer em qualquer local do organismo.
-
Descoberta precoce
Segundo estudos sobre o câncer infantojuvenil, diagnosticar a doença ainda no início, garante sucesso em torno de 80% dos pacientes. A descoberta rápida permite que as crianças e adolescentes sejam tratados adequadamente, ainda no início, aumentando as taxas de cura.
Os tipos de câncer mais frequentes na infância são principalmente as leucemias, tumores como neuroblastoma e tumor de rim. Na adolescência os mais comuns são tumores ósseos, de células germinativas, na tireoide, linfomas e também leucemia. Já nos adultos, os mais frequentes são os de pele, mama, intestino e pulmão.
-
Sinais do câncer infantojuvenil
- Palidez, hematomas ou sangramentos e dor óssea;
- Caroços e inchaços, especialmente se indolores, sem febre ou outros sinais de infecção
- Febre ou perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
- Alterações oculares, como pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas, inchaço ao redor dos olhos
- Inchaço abdominal
- Dores de cabeça, especialmente se incomuns, persistentes ou graves, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
- Fadiga, letargia, mudanças no comportamento, como isolamento
- Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação, sudorese noturna
Fonte: Saúde Ig