Os portadores de doenças especiais necessitam de recomendações também especiais de vacinas. A imunização de pacientes com doenças crônicas é uma importante ferramenta para reduzir a morbidade e a mortalidade nesse grupo. O risco para infecções entre eles é maior, por esse motivo é necessário um olhar diferenciado na assistência desses pacientes, indo além da recomendação básica de vacinas. Neste caso, a indicação se dá com base na fisiopatologia da doença e na predisposição para infecções imunopreveníveis.
No caso de pacientes com diabetes mellitus (diabetes tipo 1), as vacinas indicadas são:
– Haemophilus influenzae b: quando indicada para menores de um ano, recorrer ao calendário normal da criança (1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e a 3ª dose aos 6 meses, com reforço aos 15/18 meses). Quando para maiores de um ano e adultos, recomenda-se dose única.
– Influenza: esquema padrão para a idade (duas doses antes dos 9 anos de idade e reforço anual).
– Pneumocócica conjugada (VPC10 ou VPC13): indicada para menores de 2 anos de acordo com o calendário básico de vacinação: três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida. Para crianças acima de dois anos e não vacinadas anteriormente, respeitar duas doses com intervalo de 2 meses entre elas (VPC10). Para crianças de 4 a 5 anos não vacinadas anteriormente, respeitar duas doses de VPC13 com intervalo de 2 meses entre as aplicações. Para maiores que 5 anos, adolescentes e adultos recomenda-se dose única da VPC13.
– Pneumocócica 23V: recomenda-se duas doses com intervalo de 5 anos entre elas. Disponível no Cries de acordo com especificidades: recomenda-se a vacina VPC13 entre 6 e 49 anos.
– Hepatite B: Respeitar esquema padrão de vacinação de acordo com a idade em 3 doses. Uma ao nascer, outra aos 2 meses e a última aos 6 meses de idade. Disponível na rede pública para crianças e indivíduos até 49 anos. Não está disponível no Cries.
– Varicela (catapora): Respeitar duas doses, a primeira com um ano de idade e outra com um ano de meio. Para adultos é indicada somente para ausência de histórico anterior da doença e é contraindicada para imunodeprimidos. Para crianças está disponível em postos públicos de vacinação a partir do segundo semestre de 2013. Para adultos somente em clínicas de vacinação privada. Não está disponível no Cries.