O nascimento de um bebê é sempre um momento de muita alegria para a família. Porém, quando ele chega antes do tempo previsto, pode gerar preocupações devido a eventuais riscos à saúde. Algumas dúvidas podem surgir sobre como evitar o nascimento prematuro, e nós vamos te explicar alguns fatores que contribuem para o nascimento prematuro do bebê.
Entre os mais frequentes, estão:
- hipertensão,
- prematuridade anterior,
- diabetes gestacional,
- malformações congênitas,
- gestação de gêmeos,
- idade materna,
- posicionamento da placenta,
- anomalias do colo uterino,
- deficiência de progesterona,
- problemas vasculares,
- alergia,
- infecções,
- estresse,
- além de causas desconhecidas.
A falta de um pré-natal adequado, em termos de qualidade, para a prevenção das principais causas de nascimento prematuro, como hipertensão materna, diabetes gestacional e infecção urinária. Temos ainda a vulnerabilidade social e a drogadição (toxicodependência) como causas importantes de partos prematuros. Outras situações menos frequentes, mas não menos importante, são as doenças placentárias, como o descolamento prematuro da placenta e a chamada placenta prévia, além de anomalias uterinas e gemelaridade.
Esteja atenta aos sinais e sintomas e deixe o seu médico alerta sobre tudo o que está acontecendo na gravidez, pois ele saberá te instruir da melhor maneira.