Com o início do verão é bem comum vermos um aumento dos casos de dengue. Isso ocorre em virtude da combinação do calor e as chuvas que promove um ambiente favorável para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Com o aquecimento global e o aumento das temperaturas em países tropicais , como o Brasil, essa proliferação está acima dos índices.
O que é o mosquito da dengue?
Ele é um mosquito doméstico, vive dentro ou ao redor de casas, comércios e escolas, por exemplo. O mosquito da dengue é um “vetor”. Os vetores são capazes de transmitir alguma doença, como é o caso do mosquito Aedes Aegypti.
Para que a transmissão aconteça, o mosquito tem que estar infectado com a doença. E ele só é infectado quando pica alguém que está com o vírus naquele momento. Depois de mais ou menos 10 dias, esse mosquito já é capaz de transferir a doença para outro ser humano.
A dengue tem grande impacto na saúde coletiva e é registrada na maioria dos países de regiões tropicais e subtropicais, como é o caso do Brasil. A dengue é considerada uma doença infecciosa e endêmica aqui.
Só em 2023, foram mais de 1 milhão e meio de casos da doença e mais de mil mortes. E, em 2024 esse número está aumentando a cada dia.
É responsabilidade de cada indivíduos fazer sua parte para o bem coletivo. Por isso, previna-se: elimine água parada, mantenha calhas limpas, tampe os ralos, use repelentes e vacine-se!
A vacina contra a dengue
A vacina contra a dengue (QDenga) previne infecção contra quatro sorotipos do vírus. Ela está disponível para crianças a partir de 4 anos e adultos até 60 anos na rede privada e de 10 aos 14 anos no SUS.
O esquema vacinal é composto de 2 doses com intervalo de 3 meses entre elas.
A vacina pode ser feita por aqueles que tiveram ou não dengue, mas é contraindicada para imunodeprimidos, gestantes e lactantes, por ser uma vacina atenuada.
Nossas Clínicas esperam por você e toda sua família! (83) 3322-2660.
• Vacina Center, carinho que protege! 💛