Saiba como prevenir o VSR

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um vírus respiratório muito comum, com sintomas de febre, coriza, tosse, chiado no peito, dificuldade para respirar, falta de apetite e irritabilidade. Ele é uma das principais causas de pneumonia, bronquiolite e traqueobronquite.

O VSR pode infectar pessoas de qualquer idade e é mais comum na infância. Nessa fase, ele é a maior causa de bronquiolite e internações por SRAG (síndrome respiratória aguda grave). Em pessoas com mais de 60 anos, também causa SRAG, hospitalização e até letalidade.

Hoje, a única forma disponível de prevenção do VSR é através do Palivizumabe (Synagis®), um anticorpo monoclonal “pronto”, que está indicado para bebês prematuros em seu primeiro ano de vida e para bebês portadores de doenças cardíacas ou pulmonares até os 2 anos de idade.

Em 2024, estão chegando novas formas de prevenção, confira:

Nirsevimab | Beyfortus® – Sanofi

O Nirsevimab é um anticorpo monoclonal, que imita o anticorpo que nosso sistema imunológico produz para combater o vírus.

Ele está indicado para recém-nascidos e bebês de até 1 ano de idade, e para os menores de 2 anos mais vulneráveis ao VSR, como, por exemplo, imunocomprometidos, crianças com doença pulmonar grave, com cardiopatia crônica, dentre outras.

O Nirsevimab já está aprovado pela ANVISA.

Vacina VSR | Arexvy® – GSK

A vacina Arexvy foi desenvolvida pensando no público idoso e tem indicação de dose única para pessoas com mais de 60 anos.

Nos estudos clínicos em idosos, ela mostrou proteção de 80% contra infecções do trato respiratório inferior e quase 95% contra infecções graves, além de 70% na prevenção de qualquer infecção pelo VSR.

A vacina Arexvy também já está aprovada pela ANVISA.

Vacina VSR | Abrysvo® – Pfizer

A vacina Abrysvo foi desenvolvida direcionada para idosos e gestantes, públicos para os quais a vacina está licenciada em outros países.

Em idosos, a vacina mostrou mais de 85% de eficácia contra quadros graves. A vacinação de gestantes com essa vacina visa proteger os bebês de até 6 meses, grupo de maior risco para a doença, através da transferência materna de anticorpos.

Nos estudos, a vacina foi capaz de prevenir 85% das formas graves de doenças respiratórias em bebês de até 3 meses e 69% em bebês de até 6 meses.

A vacina Arexvy passou pela aprovação pela ANVISA e logo estará disponível na Vacina Center. 😉💛