Seu filho tem dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença crônica, que deixa a pele seca e muitas vezes inflamada. A coceira é o sintoma principal. Inicia geralmente nos primeiros anos de vida e afeta crianças com história pessoal ou familiar de asma, rinite ou mesmo de dermatite atópica. Além da genética, alguns fatores externos podem contribuir para o aparecimento das lesões na pele.

Por que a pele coça?
Existem alterações genéticas que rompem a camada de proteção e deixam a pele mais suscetível à penetração de substâncias potencialmente irritantes, que vão gerar a inflamação. A própria pele seca, por si só, provoca a coceira. Coçando, permitimos a entrada de novas substâncias irritantes.

Este ciclo interminável de coceira-lesão-coceira prejudica a qualidade de vida das crianças, provocando alterações no sono, irritabilidade e até estigmatização escolar. A hidratação é uma das principais ferramentas para conter a coceira e a inflamação. Assim como nos conscientizamos da importância do filtro solar, precisamos reconhecer a importância do creme hidratante para proteger e fortalecer a pele.

Algumas dicas para manter a pele da criança saudável:
– hidratar a pele pelo menos 2 vezes ao dia, com hidratante hipoalergênico;
– o banho deve ser rápido, morno e com pouco sabonete;
– utilizar sabonetes brancos sem muito cheiro, ou glicerinados;
– usar somente roupas de algodão, inclusive o uniforme da escola;
– lavar sempre as roupas do seu filho com sabão líquido claro e não usar amaciante;
– limpar o vaso sanitário de casa apenas com álcool ou detergente neutro.

Alimentação e clima
É muito raro a criança ter alergia a um alimento junto com a dermatite atópica. Quando acontece, geralmente se dá antes de um ano de idade e está relacionada principalmente ao leite, ovos, trigo e soja. A análise e determinação de uma alergia alimentar deve ser feita sempre pelo médico.

As situações de estresse também podem piorar a dermatite, bem como as alterações climáticas com mudanças bruscas de temperatura, calor excessivo (transpiração) e baixa umidade do ar.

Conheça os grupos de apoio à dermatite atópica no Brasil: www.aada.org.br

Fonte: SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria