A equipe da Vacina center esteve presente na 14ª Jornada Nacional de Imunizações, em Salvador – BA, que reuniu especialistas de diversas formações e de todo o país.
O evento aconteceu entre os dias 1 e 4 de Agosto , tendo sido base a discussão de novas estratégias de prevenção de doenças infectocontagiosas. O tema “Indivíduo imunizado, coletividade protegida” chamou a a atenção para a importância de se entender a vacinação de cada pessoa como essencial para a proteção coletiva.
“A vacinação contribui para reduzir a circulação de vírus e bactérias o que, consequentemente, aumenta a proteção a indivíduos que por questões diversas, como idade ou condição de saúde, por exemplo, não podem receber a vacina ou não estão devidamente imunizados”, citou na palestra de abertura a presidente da jornada, Jacy Andrade, da Universidade Federal da Bahia. Dentre os principais temas estavam: a imunização da mulher; a vacinação de pessoas com doenças como o câncer, problemas cardíacos ou hormonais; a vacinação de gestantes e a transferência de anticorpos para o feto; a vacinação de emergência; situações de vigilância epidemiológica como da poliomielite, do sarampo ou da doença meningocócica, além dos temas em atenção especial ao adolescente e os principais mitos que têm gerado movimentos antivacinação em todo o mundo.
Também tiveram destaque conferências que abordaram as perspectivas de introdução das novas vacinas nos calendários vacinais; a vacinação contra a dengue; os métodos para reduzir o desconforto das injeções; a prevenção da infecção pneumocócica em adultos e a prevenção da doença meningocócica B. Já a conservação adequada das vacinas, as técnicas de vacinação e as contraindicações tiveram espaço de debate ao longo do evento na segunda versão da “Clínica Modelo SBIm”, espaço onde foram apresentadas todas as regras para uma clínica de vacinação de excelência.
Fonte: NULL