Atualmente, as vacinas se tornaram uma importante arma na luta incessante pela manutenção da saúde e da qualidade de vida das pessoas e constituem um dos maiores avanços da medicina nos últimos tempos. Graças a esses avanços, doenças como a varíola, que chegou a ameaçar 60% da população mundial, foi erradicada. A pólio está controlada. O sarampo, em algumas regiões, não ameaça mais a população e hoje já se consegue prevenir com segurança através das vacinas cerca de 24 doenças infecciosas que matam ou deixam sérias seqüelas,entre as quais podemos destacar as meningites e as pneumonias.
As novas vacinas têm como uma de suas tendências serem combinadas,isto é, contendo múltiplos e diferentes antígenos,afim de abranger múltiplas doenças,barateando seu custo,diminuindo o número de injeções e ainda sendo menos reatogênicas.Como exemplo,podemos citar a vacina “Hexa”que previne contra seis doenças: difteria,tétano,coqueluche,poliomielite,hepatite B e doenças causadas pela bactéria haemofilos influenzae.
Outra linha de pesquisa no desenvolvimento de vacinas, são novas vias de administração, como pelas vias intranasal,aerosol,oral, transcutânea,com o uso de adesivos com ou sem microagulhas e tecnologias engenhosas que possibilitam a vacina atravessar a pele e vacinas comestíveis,que poderão atuar na Esclerose Múltipla e Diabetes Tipo I. Já pensou como seria melhor comer uma banana a sofrer uma picadinha de agulha?
Outra linha de pesquisa envolvendo vacinas é o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos adjuvantes,que são substâncias que potencializam a resposta imunológica da vacina,minimizando a necessidade de doses complementares e reforços. Como exemplo temos as vacinas contra doenças pneumocócicas,como a sete valente,e as que estão chegando ao mercado, a vacina pneumocócica dez valente e a treze valente.
Também se observa uma tendência de vacinas para pessoas de idade avançada, como a vacina contra o Herpes Zoster,vacinas contra pneumonia e vacinas contra a gripe com maior potência e imunogenicidade.
Com o advento da engenharia genética ,várias vacinas estão sendo desenvolvidas,como contra Hipertensão Arterial,mal de Alzheimer e vários tipos de câncer(pulmão,estômago,próstata,melanoma,etc).já estão em fase de estudo. A vacina contra o câncer de colo de útero,(anti HPV) ,já é uma realidade e traduz um dos maiores avanços na medicina em favor da mulher.
Como importantes alvos para desenvolvimento de vacinas, temos a vacina contra a tuberculose para adultos e contra a malária,dengue e HIV.
Em suma, num futuro bem próximo teremos a nossa disposição as vacinas contra Alzheimer,câncer de pulmão,dengue,malária,tuberculose em adultos,HIV,Gripe A,Artrite Reumatóide,Esclerose Múltipla,Diabetes Tipo I,anticorpos monoclonais para o tratamento do câncer e ainda há estudos relacionados a vacinas na terapêutica de câncer coloretal, melanoma, próstata, pulmão, mama, rim e pâncreas.
Pediatra Neonatologista
Fonte: Vacina Center