A estação mais esperada do ano, o verão, se aproxima anunciando dias de sol, praia e as férias, tão esperadas. No entanto, é nesta calorosa estação que precisamos cuidar mais da saúde, pois ficamos mais expostos e mais vulneráveis à proliferação de doenças. Portanto, a melhor maneira de garantirmos a alegria e a tranquilidade neste período é nos prevenindo. Vejamos informações sobre algumas doenças típicas do verão e como previni-las:
A transmissão da Hepatite tipo A acontece pessoa-a-pessoa e via fecal-oral, na contaminação da água e dos alimentos. Portanto, a doença ganha força no verão, por ser uma época em que as pessoas mantêm um maior contato nas praias, clubes, parques, etc. No verão também, acontece com mais facilidade a ingestão de alimentos como frutos do mar, que podem ser cultivados com água contaminada. Os sucos, picolés e sorvetes comumente vendidos nas praias, em sua maioria não passam por uma fiscalização, e podem estar contaminados, funcionando como transmissor de doenças, inclusive da Hepatite A.
Da mesma maneira, acontece com a Varicela (popularmente conhecida por catapora), que também é uma doença de fácil transmissão. A Varicela além de apresentar sintomas incômodos para o paciente, como manchas avermelhadas que se transformam em bolhas, pode ser fatal em pessoas que apresentam um quadro de baixa imunidade, a exemplo de mulheres grávidas e de pessoas submetidas a tratamentos de químio e/ou radioterapia.
A Meningite C é uma doença grave e pode também ser fatal, apesar de não ser vista como doença típica do verão, é percebido, atualmente, um surto no sul da Bahia, portanto, se você pensa em programar sua viagem de férias para o estado baiano, é melhor se prevenir.
A vacina é a melhor maneira de nos prevenir. Considerada a terceira maravilha descoberta na história da medicina, a vacina nos livra cerca de 99% das chances de nos contagiarmos com a doença. A médica e membro da Sociedade Brasileira de Imunização, Dra. Socorro Martins, afirma que “a vacina é a maneira mais segura de evitarmos a doença, e de assegurarmos sossego e tranquilidade durante o tão sonhado período de férias…”. Se podemos prevenir, não vamos remediar, e sim nos vacinar.
Fonte: Vacina Center