A caxumba, doença popularmente conhecida como papeira, é uma inflamação que acontece nas glândulas parótidas, submaxilares e sublinguais. Na maioria das vezes a infecção se manifesta na infância no período do inverno e começo da primavera, mas também pode acometer adultos, como aconteceu com o jogador de futebol da seleção brasileiro, Richarlison.
Por conta da doença ele corre o risco de ficar de fora dos demais jogos da seleção, pois embora seja uma enfermidade de evolução benigna, em alguns casos podem ocorrer complicações, como inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez; e por ser tratar de uma doença contagiosa, o quadro requer repouso e isolamento.
A caxumba é causada por um vírus que se espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Caso você não tenha se vacinado, pode contrair a doença ao conversar muito próximo da pessoa, beijá-la ou então compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos.
Os sintomas da caxumba são parecidos com o de uma infecção, só que menos intensos nas crianças, do que nos adultos.
Os sintomas são:
- Inchaço e dor na parótida e nas outras glândulas salivares infectadas (localizadas embaixo da mandíbula);
- Dor muscular e ao engolir;
- Febre;
- Mal-estar;
- Inapetência
- Os seguintes sinais sugerem complicações da doença e exigem assistência médica imediata:
- Dor e inchaço nos testículos (orquite) e na região dos ovários (ooforite);
- Náuseas;
- Vômitos;
- Dor no abdômen superior (pancreatite);
- Rigidez na nuca;
- Dor de cabeça;
- Prostração (meningite)
A confirmação da doença pode ser feita por meio da realização de exames de sangue para identificar a presença de anticorpos contra esse paramixovírus e, assim, excluir a hipótese de outras enfermidades que se manifestam de forma semelhante.
Assim como a maioria das infecções virais, a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo. O tratamento de uma criança ou de um adulto com caxumba visa, apenas, a aliviar os sintomas com o uso de analgésicos e antitérmico. Felizmente a maioria dos adultos e crianças se recupera da caxumba sem grandes complicações em duas semanas.
De qualquer modo, recomenda-se repouso até a melhora dos sintomas, boa higiene bucal e alimentação líquida ou semi-sólida, que são mais fácil de engolir. Deve se evitar ainda a ingestão de alimentos ou sucos ácidos, bem como de alimentos muito condimentados, pois esses alimentos provocam o aumento da secreção da parótida e, consequentemente causar dor. Após a doença ser curada, a pessoa é considerada imune à caxumba.
A melhor maneira de evitar a caxumba é através da vacinação, e na Vacina Center você pode imunizar toda sua família para evitar que a doença se prolifere.
Recomendações importantes
- Não se automedique, nem medique a criança antes de consultar um médico e ter o diagnóstico de certeza de caxumba, doença também conhecida como parotidite infecciosa ou papeira;
- Mantenha o doente em repouso até que tenham desaparecido os sintomas;
- Ofereça-lhe alimentos líquidos ou pastosos, que são mais fáceis de engolir;
- Lembre-se: adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus da caxumba e por isso devem ser vacinados;
- Mulheres que nunca tiveram caxumba, nem tomaram a vacina: procurem um posto para serem vacinadas antes de engravidar. Na gestação, a doença pode provocar abortamento.